Friday, August 12, 2011

Veja o que Ana Maria Braga diz às mulheres para alertá-las sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama


Ana Maria Braga06/06/2009


Natural de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, a bióloga Ana Maria Braga virou jornalista e apresentadora de TV de muito sucesso. Trabalhou na Tupi, Record, Editora Abril, foi assessora de imprensa e, desde julho de 1999, está na TV Globo, onde apresenta o programa Mais Você. Bonita e vaidosa, Ana Maria adora o que faz e busca conciliar seu trabalho aos momentos de lazer. Adora passear, viajar e pescar. A Biologia virou sonho de adolescente e Ana virou sinônimo de trabalho, garra e alegria. Uma guerreira, uma mulher consciente que acreditou e venceu na vida, venceu o câncer e aprendeu a viver intensamente cada momento
Você se formou em Biologia na USP, com especialização em Zoologia. Chegou a exercer a profissão? 
A faculdade de Biologia foi a conquista de um sonho de adolescência. O ingresso na universidade foi um marco muito importante na minha vida. Sempre estudei em internatos e na época da faculdade fugi de casa para cursar Biologia. Com o diploma em mãos, vim para São Paulo para fazer especialização na área. Chegando aqui, o desafio era maior que o já passado no interior. Para conseguir me manter, fui em busca de emprego. Foi quando entrei na TV Tupi, e acabei nunca exercendo a carreira de zoóloga.
Como o jornalismo surgiu na sua vida?
Entrei na TV Tupi por acaso, para conseguir me manter e pagar minha especialização. Comecei apresentando telejornais, shows e, posteriormente, um programa feminino ao vivo. Mas o trabalho na TV Tupi não foi minha primeira experiência na televisão; antes, em São José do Rio Preto, apresentei um telejornal local. Mas foi em São Paulo que fiquei disposta a investir no novo segmento e cursei a faculdade de Jornalismo.
Você é mãe de dois filhos, uma mulher admirável, profissional de primeira, esposa. Como a Ana Maria Braga faz para administrar todos esses papéis? Consigo conciliar tudo isso muito bem, talvez pelo fato de viver intensamente cada momento. Dedico todos os meus esforços ao momento presente, sem pensar nos compromissos e problemas de amanhã.
Como é um dia de Ana Maria Braga?
Tenho uma rotina pesada, acordo às 5h15 e às 6 horas já estou no Projac. Após apresentar o programa, me envolvo na produção e fico lá até as 19 horas. Normalmente, meus filhos e meu marido me visitam uma vez por semana no Rio, mas às sextas-feiras volto para São Paulo, onde nos encontramos.
Você é uma mulher bonita, charmosa, jovem. Como faz para se manter assim? Algum segredo? Sou muito vaidosa, adoro me sentir bonita. Me cuido muito pouco, atualmente tenho feito caminhadas e andado de bicicleta na praia, mas não passa disso. Minha alimentação é repleta de frutas e tomo muita água.
O que faz para cuidar da saúde? Faz mamografia regularmente?
Sim, não descuido da minha saúde. Uma vez por ano faço check-up, e nele constam todos os exames necessários. A mamografia é um deles.
Você descobriu um câncer e lutou contra ele como uma guerreira. Como se sentiu frente ao diagnóstico positivo e como foi essa luta?Com muita tristeza, afinal em um segundo tinha poucas chances de saber se em um ano estaria viva ou não, mas depois uma fé, uma vontade de vencer o câncer me dominou, e eu estou aqui agora para contar a história.
Como foi aparecer no programa com a cabeça raspada durante o tratamento? Sentiu-se envergonhada?
Nunca faria algo que me envergonhasse. Via meu cabelo indo embora aos poucos durante a quimioterapia e aquela situação me angustiava, achei melhor encerrar aquela penúria. Raspar a cabeça me deu mais força para enfrentar o câncer e lutar contra ele.
Você se sente uma vitoriosa? Como a minha equipe sempre diz, eu sou uma guerreira. E eu sempre digo que para enfrentar o câncer a gente tem de encará-lo, sem meias-palavras. Na minha luta contra a doença, a fé, muita oração, família e amigos foram elementos fundamentais para aguentar tudo o que aguentei. Também recebi o apoio de milhares de fãs, o que ajudou muito na luta. Decidi ainda que seguiria fielmente o que a minha equipe médica havia proposto. Isso foi muito bom, porque fiquei focada na busca pela cura com o que os especialistas me recomendavam. A fé e as orações me fizeram suportar o tratamento, que, no meu caso, foi muito dolorido.
O que diria às mulheres do Brasil para alertá-las sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama?
É fundamental cobrar das autoridades e dos médicos que a mamografia seja solicitada, pois, realmente, essa é a melhor forma de diagnosticar os nódulos na mama. A partir do momento em que se diagnostica precocemente o tumor, o índice de cura é muito maior e a chance de sobrevivência, infinita.
Que mensagem daria às mulheres que estão lutando contra o câncer de mama?
Que não desistam nunca da luta. Por mais dolorido e triste que possa parecer, o mais importante é a gente estar viva e ver o sol nascer todo dia.
O que é para você uma mulher consciente?
Uma mulher que se respeita, que se cuida, que se trata. Que luta pelos seus direitos, que exige do governo melhores condições de vida e que vive feliz.


No comments:

Post a Comment