Friday, August 12, 2011

Viver Bem


  • Para o corpo e para a mente

    Todos sabem dos benefícios que a atividade física traz para a saúde de forma geral. O sedentarismo é um 
    grande inimigo das mulheres, em especial daquelas que estão acima do peso. Sentir-se bem é a ordem do dia, portanto, uma mudança de hábito pode melhorar muito a sua qualidade de vida. Aproveite a vida e cuide-se melhor
  • Por uma vida melhor
    Todo mundo concorda que uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento das crianças, não é mesmo? Acontece que, curiosamente, quando entramos na vida adulta, muitas vezes nos esquecemos disso. Alimentação equilibrada é sinônimo de vida saudável, e é essencial que esse preceito básico nos acompanhe sempre
  • Cuidar da alimentação previne obesidade e câncerManter-se com saúde e no peso certo diminui não só o risco de doenças cardiovasculares, mas também alguns tipos de câncer, entre eles o de mama. 
  • A guerra contra a obesidadeO excesso de peso é um fator de risco para o câncer de mama e de endométrio. Mais um bom motivo para se alimentar bem, de forma saudável e equilibrada, e praticar exercícios regularmente. Sua saúde agradece!
    • Vamos falar de sexo?O tratamento do câncer de mama sempre afeta a libido e a autoestima das mulheres. Mas é possível superar os obstáculos, vencer mitos e reconstruir a vida sexual do casal. 
    • Reconstrução da autoestimaSair da cirurgia com uma mama nova é o desejo e o direito de toda mulher que enfrenta uma mastectomia. As técnicas são variadas e dependem de vários fatores. 

Veja o que Ana Maria Braga diz às mulheres para alertá-las sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama


Ana Maria Braga06/06/2009


Natural de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, a bióloga Ana Maria Braga virou jornalista e apresentadora de TV de muito sucesso. Trabalhou na Tupi, Record, Editora Abril, foi assessora de imprensa e, desde julho de 1999, está na TV Globo, onde apresenta o programa Mais Você. Bonita e vaidosa, Ana Maria adora o que faz e busca conciliar seu trabalho aos momentos de lazer. Adora passear, viajar e pescar. A Biologia virou sonho de adolescente e Ana virou sinônimo de trabalho, garra e alegria. Uma guerreira, uma mulher consciente que acreditou e venceu na vida, venceu o câncer e aprendeu a viver intensamente cada momento
Você se formou em Biologia na USP, com especialização em Zoologia. Chegou a exercer a profissão? 
A faculdade de Biologia foi a conquista de um sonho de adolescência. O ingresso na universidade foi um marco muito importante na minha vida. Sempre estudei em internatos e na época da faculdade fugi de casa para cursar Biologia. Com o diploma em mãos, vim para São Paulo para fazer especialização na área. Chegando aqui, o desafio era maior que o já passado no interior. Para conseguir me manter, fui em busca de emprego. Foi quando entrei na TV Tupi, e acabei nunca exercendo a carreira de zoóloga.
Como o jornalismo surgiu na sua vida?
Entrei na TV Tupi por acaso, para conseguir me manter e pagar minha especialização. Comecei apresentando telejornais, shows e, posteriormente, um programa feminino ao vivo. Mas o trabalho na TV Tupi não foi minha primeira experiência na televisão; antes, em São José do Rio Preto, apresentei um telejornal local. Mas foi em São Paulo que fiquei disposta a investir no novo segmento e cursei a faculdade de Jornalismo.
Você é mãe de dois filhos, uma mulher admirável, profissional de primeira, esposa. Como a Ana Maria Braga faz para administrar todos esses papéis? Consigo conciliar tudo isso muito bem, talvez pelo fato de viver intensamente cada momento. Dedico todos os meus esforços ao momento presente, sem pensar nos compromissos e problemas de amanhã.
Como é um dia de Ana Maria Braga?
Tenho uma rotina pesada, acordo às 5h15 e às 6 horas já estou no Projac. Após apresentar o programa, me envolvo na produção e fico lá até as 19 horas. Normalmente, meus filhos e meu marido me visitam uma vez por semana no Rio, mas às sextas-feiras volto para São Paulo, onde nos encontramos.
Você é uma mulher bonita, charmosa, jovem. Como faz para se manter assim? Algum segredo? Sou muito vaidosa, adoro me sentir bonita. Me cuido muito pouco, atualmente tenho feito caminhadas e andado de bicicleta na praia, mas não passa disso. Minha alimentação é repleta de frutas e tomo muita água.
O que faz para cuidar da saúde? Faz mamografia regularmente?
Sim, não descuido da minha saúde. Uma vez por ano faço check-up, e nele constam todos os exames necessários. A mamografia é um deles.
Você descobriu um câncer e lutou contra ele como uma guerreira. Como se sentiu frente ao diagnóstico positivo e como foi essa luta?Com muita tristeza, afinal em um segundo tinha poucas chances de saber se em um ano estaria viva ou não, mas depois uma fé, uma vontade de vencer o câncer me dominou, e eu estou aqui agora para contar a história.
Como foi aparecer no programa com a cabeça raspada durante o tratamento? Sentiu-se envergonhada?
Nunca faria algo que me envergonhasse. Via meu cabelo indo embora aos poucos durante a quimioterapia e aquela situação me angustiava, achei melhor encerrar aquela penúria. Raspar a cabeça me deu mais força para enfrentar o câncer e lutar contra ele.
Você se sente uma vitoriosa? Como a minha equipe sempre diz, eu sou uma guerreira. E eu sempre digo que para enfrentar o câncer a gente tem de encará-lo, sem meias-palavras. Na minha luta contra a doença, a fé, muita oração, família e amigos foram elementos fundamentais para aguentar tudo o que aguentei. Também recebi o apoio de milhares de fãs, o que ajudou muito na luta. Decidi ainda que seguiria fielmente o que a minha equipe médica havia proposto. Isso foi muito bom, porque fiquei focada na busca pela cura com o que os especialistas me recomendavam. A fé e as orações me fizeram suportar o tratamento, que, no meu caso, foi muito dolorido.
O que diria às mulheres do Brasil para alertá-las sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama?
É fundamental cobrar das autoridades e dos médicos que a mamografia seja solicitada, pois, realmente, essa é a melhor forma de diagnosticar os nódulos na mama. A partir do momento em que se diagnostica precocemente o tumor, o índice de cura é muito maior e a chance de sobrevivência, infinita.
Que mensagem daria às mulheres que estão lutando contra o câncer de mama?
Que não desistam nunca da luta. Por mais dolorido e triste que possa parecer, o mais importante é a gente estar viva e ver o sol nascer todo dia.
O que é para você uma mulher consciente?
Uma mulher que se respeita, que se cuida, que se trata. Que luta pelos seus direitos, que exige do governo melhores condições de vida e que vive feliz.


Suporte psicologico



Frente ao diagnóstico positivo de câncer de mama, é absolutamente normal e compreensível que a paciente seja acometida por um turbilhão de sentimentos confusos. Medo, revolta, incertezas e muitas perguntas sem respostas. As reações são as mais variadas. “Não há uma reação padrão, varia de negação – ‘não é possível, você tem certeza? pode repetir o exame?’ – a indiferença, como se o que está sendo falado não fosse sobre a pessoa que ouve”, diz a mastologista Fabiana Makdissi, do Hospital A.C. Camargo. “Mas acredito que a reação mais frequente seja o silêncio seguido de choro, normalmente reprimido. Isso é preocupante, pois a partir daí não se sabe mais o que a paciente realmente ouve nem ‘como’ ela ouve, ou seja, como absorve as orientações”, explica a médica.
A notícia pode parecer terrível, mas nesse momento é preciso ter calma, na medida do possível. Ouça seu médico e tire todas as suas dúvidas sobre o que tem, qual o tratamento mais adequado e quais os passos a serem seguidos. Além de cuidar da sua saúde, você tem de estar atenta também ao seu lado emocional. O medo, a ansiedade e as inevitáveis perguntas – “Quem vai cuidar da casa, dos filhos, do marido, do trabalho? O que vai acontecer comigo? Vou perder a mama? Vou perder o cabelo? Quem vai me acompanhar, cuidar de mim? E minha família?” – podem nos afastar do que é mais importante: o tratamento. Procure ficar firme para entender o que está acontecendo, mas lembre-se de que você precisa de muito apoio e tem direito a todas as informações e orientações necessárias.
A princípio, uma conversa franca com seu médico vai clarear um pouco essa confusão inicial. Feito isso, você pode ter uma opção viável e muito indicada: procurar os profissionais disponíveis em grande parte dos hospitais que podem orientá-la e ajudá-la nessa empreitada. São psicólogos e psiquiatras especializados em oncologia. Portanto, não se intimide, isso não é um sinal de fraqueza – muito pelo contrário – e eles não são indicados para quem está “louco” ou “vai mal das ideias”. É preciso desmitificar esse conceito, ouvir o que esses profissionais têm a dizer e saber como podem te apoiar. Daniela Achette, psicóloga da Unidade de Psicologia Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês, esclarece: “O suporte psicológico não significa um processo longo de psicoterapia e sim uma atividade que tem como objetivo trabalhar a adaptação ao tratamento e suas consequências”.
Mas qual é o melhor momento de procurar essa orientação? Não existe hora certa, cada paciente age de uma forma. Existem reações de revolta, medo e até mesmo introspecção. “As necessidades são peculiares, entretanto comuns no momento do diagnóstico, e é importante que o psico-oncologista apresente uma postura de continência que possibilite à paciente expressar seus medos e fantasias. Com isso, conceitos errôneos sobre os tratamentos e o prognóstico oncológicos possam ser trabalhados”, diz Achette. “Cada paciente é única, e orientações sobre seu quadro e os tratamentos indicados podem facilitar no processo de escolha deles”, explica.
APOIO À FAMÍLIA
Célia Lídia da Costa, psiquiatra e diretora do Departamento de Psiquiatria e Psicologia do Hospital A.C. Camargo, explica que nem todas as pacientes identificam a necessidade de buscar um auxilio psicológico, mas ressalta: “Mesmo sem a identificação de problemas, a busca de auxílio pode ser solicitada, e o seria com mais frequência, não fossem as ideias ainda distorcidas em relação aos tratamentos psicológicos”. E enfatiza: “O mais adequado seria que esse auxílio fosse procurado não apenas para a paciente, mas também para os familiares envolvidos”.
Quando um ente querido é acometido de uma doença como o câncer, a família deve acompanhar todo o processo. É importante dar apoio e estar ao lado sempre, mas quem cuida deve ser cuidado também. Muitas vezes os parentes não sabem como agir nem o que dizer numa hora dessas, e é muito normal que se desesperem tanto quanto o paciente. “A família tem muitas dúvidas sobre como lidar com o emocional do paciente e como poder ajudar nesse sentido”, explica Célia Lídia. “Muitas vezes, são eles que nos procuram, por acreditarem que seria seu papel garantir esse suporte e não se sentirem capacitados.” E observa: “Claro que não podem dar esse suporte, até por serem também afetados pelo problema”.
Vera Anita Bifulco, coordenadora do Departamento de Psico-oncologia do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), concorda com a importância do acompanhamento psicológico extensivo aos familiares: “O impacto da notícia de uma doença grave desestrutura todos os envolvidos com o enfermo, alterando a rotina familiar pela preocupação com o sofrimento de seu ente querido, pela necessidade de haver uma pessoa como cuidador e pelo estresse que esse cuidado contínuo pode causar”. No IPC, o serviço de psico-oncologia tem início antes mesmo da primeira consulta médica, acolhendo paciente e família como uma única unidade de atendimento. “Esse procedimento tem como objetivo minimizar a ansiedade de quem vai a uma consulta com um oncologista, e até maximizar o aproveitamento do paciente nesse primeiro encontro com o médico”, conta Bifulco. “Nosso foco é proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento, cura e/ou cuidados paliativos”, explica.
DE CABEÇA ERGUIDA
No processo de tratamento do câncer de mama, a saúde emocional tem papel essencial e deve ser acompanhada por quem entende do assunto. Mudanças de comportamento, tristeza e depressão não colaboram e podem atrapalhar na recuperação. Otimismo, positividade e confiança ajudam muito.
Respeite o seu tempo. Você pode querer falar da doença inicialmente apenas com seus familiares, mas lembre-se de que confiança também se conquista e é possível estabelecer essa relação com o seu médico e com o psico-oncologista. Para Daniela Achette, do Sírio-Libanês, é importante que o profissional se mantenha por perto, mas sempre respeitando o silêncio e o tempo que cada uma precisa para “aprender a pedir ajuda”. E esclarece: “Geralmente, as pacientes tendem a se abrir aos poucos e elegem num primeiro momento – mesmo que não façam isso em um nível muito consciente – poucas pessoas com quem compartilhar sua vivência. O respeito ao ritmo de cada uma acaba sendo um modo muito eficiente de ajuda”.
A psiquiatra Célia Lídia da Costa, do Hospital A.C. Camargo, tem a mesma opinião: “A ajuda precisa ser oportuna. Há pessoas que lidam de forma introspectiva com seus problemas e isso deve ser respeitado. A garantia da presença do profissional em caso de necessidade é fundamental, mas também a liberdade e o respeito à individualidade”.  Para ela, a confiança às vezes leva tempo: “Precisa ser aos poucos conquistada pelo psicólogo”.
Com o suporte psicológico, o enfrentamento da doença pode ser mais tranquilo, uma vez que será possível falar abertamente sobre todas as suas aflições “O câncer ainda traz um mito muito vivo de uma doença fatal, revestida de muito sofrimento e dor”, lembra Vera Anita Bifulco, do IPC. “A existência de uma equipe multiprofissional para atender paciente e família no enfrentamento do câncer facilita, e muito, para que casos mais difíceis de serem abordados tenham maior sucesso, pois o paciente se vê cuidado integralmente por uma equipe em que todos se preocupam com ele e estão à disposição para atendê-lo na urgência e na demanda que ele venha a ter.”
Assumir a doença e o tratamento é fator fundamental na busca da cura. Acredite, cuide de você por inteiro e enfrente o que vier de cabeça erguida. Você pode vencer essa luta!

Metropolitan Brazilian News




Blog da MAPS ajuda mulheres a prevenir o câncer de mama
O Programa de Prevenção ao Câncer de Mama da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) abriu mais um espaço para educar mulheres de língua portuguesa sobre a doença. O blog Cor de Rosa Choque http://alopes-corderosachoque.blogspot.com traz informações e dicas para ajudar mulheres a detectar sinais de câncer nos seios e procurar ajuda. O diagnóstico precoce aumenta
muito as chances de cura.

“A cada ano, um milhão de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no mundo”, afirmou Alessandra Lopes, Educadora de
Saúde Feminina da MAPS. “Felizmente, 97% delas sobreviverão graças à detecção precoce do problema”. Alessandra se juntou recentemente ao time de educadores de saúde da MAPS, com a missão de coordenaro Programa de Prevenção ao Câncer
de Mama da agência. Além de prestar informações educativas sobre cuidados relativos à saúde feminina,ela também faz encaminhamentos de pacientes para tratamentos individualizados.Todas as informações transmitidas à educadora são sigilosas. Para mais informações, entre em contato com Alessandra Lopes pelo telefone 617.787-0557  Ext: 16 ou email alopes@maps-inc.org.
O Programa de Prevenção ao Câncer de Mama da MAPS é financiado pela afiliada em Massachusetts da organização Susan G. Komen for the Cure. A MAPS vai participar da 19ª Race for the Cure (corrida pela cura), promovida pela Susan G.Komen for the Cure, a ser realizada
no dia 30 de outubro, em Boston, e que irá levantar recursos para as pesquisas sobre o câncer de mama. Para mais informações, visite o site
www.komenmass.org ou entre em contato com a Alessandra para participar do time da MAPS (MAPS CARES).

A MAPS é uma organização privada, sem fins lucrativos, servindo as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts há mais de 40 anos. Os escritórios estão localizados em Cambridge, Somerville, Dorchester, Allston, Lowell e Framingham. Visite www.maps-inc.org para mais informações.

Câncer de mama

Blueberry: conheça os benefícios dessa fruta do bem



Na próxima vez em que for à feira ou ao mercado, não se esqueça de comprar blueberry. Estudos recentes comprovam a importância de manter a fruta, também conhecida como mirtilo, no cardápio.
A última pesquisa foi realizada pela pesquisadora Shiwani Moghe, da Texas Woman’s University (Estados Unidos), e revelou que o consumo do mirtilo reduz a formação das células de gordura. Esse é o sonho da maior parte das mulheres e pode ser realizado graças aos polifenóis presentes na blueberry. Eles conseguem inibir a obesidade ainda na fase molecular.
Como os testes foram realizados em culturas de tecidos de ratos, ainda é preciso analisar se o efeito em humanos é o mesmo.
No entanto, outros benefícios relacionados ao mirtilo já foram comprovados. Um estudo realizado na Universidade do Arkansas, também nos Estados Unidos, revelou que a fruta é ótima para o coração e ainda reduz o risco de aterosclerose. Essa doença inflama as artérias e forma placas de gordura que podem causar um infarto.
A ação da blueberry é benéfica graças a substâncias com propriedades anti-inflamatórias que ela possui. E não é preciso comer muitas unidades para sentir o efeito positivo: consumir meio copo de mirtilos é suficiente para diminuir o risco em até 60%.
A fruta também faz bem para a beleza, pois possui mais antioxidantes que verduras, legumes e outras frutas frescas. A substância protege do envelhecimento precoce e de outros males associados à velhice.
Se você ainda não está convencido de que a blueberry é uma fruta do bem, saiba que ela também possui efeitos anti-inflamatórios, previne o câncer e é deliciosa.
O melhor é que consumir mirtilo ajuda a saúde sem engordar: cada 100 gramas, que equivalem a uma porção de quase 100 blueberries, têm apenas 32 calorias!

Estrela da Noite


Estrela da Noite 
Se você precisa fazer o seu primeiro exame de mamografia ou se já o fez, mas precisa fazê-lo novamente,
está convidada a participar de uma noite única, onde você terá a oportunidade de fazer o exame e
receber tratamento de estrela. O evento “Estrela da Noite” será realizado com muito carinho por
profissionais qualificados e que estão preparados para tornar essa noite uma experiência agradável a
todas as participantes. A Sociedade Americana de Câncer recomenda que você faça o exame de
mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade.
Você terá tratamento de estrela:
• Massagem
• Polimento de unhas
• Maquiagem
• Aperitivos, refrescos e presentes.
Quando?
Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011
5:30 às 8:30 da noite
Onde?
Hallmark Health - Endereço: 101 Main Street, Suite 116, Medford, MA
Como se registrar?
Para se registrar, ligue para (800) 540-9191, ou acesse o site www.hallmarkhealth.org e selecione “Event
Calendar,” clique em “Estrela da Noite.” Registre-se hoje mesmo para garantir a sua consulta, pois o
espaço é limitado. Se preferir, você pode ligar para a MAPS e falar com Alessandra Lopes, que trabalha
como Educadora da Saúde da Mulher, no telefone (617) 787-0557 Ext: 16,
ou email alopes@maps-inc.org.
Quem pode participar?
Mulheres
Idade: 40 anos de idade para cima
Que tenham plano de saude ( Masshealth e privado). Para os que tem free care, sera cobrado um valor de $ 150 para fazer o exame neste evento.

O exame anual de mamografia é coberto por seguro de saúde se marcado dentro de 12 meses e 1 dia.
Não precisa ter uma ordem médica ou falar com o seu médico para encaminhá-la.
O departamento de mamografia da Hallmark é credenciado pela American College of Radiology e
licenciado pelo Departamento de Saúde Pública de Massachusetts.

De Amiga para Amiga



Bate-Papo com Alessandra Lopes


Educadora de Saúde da Mulher da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS)


Informações sobre saúde


Prevenção ao cancer/cancro de mama, mamografia e seguro médico


Participe e traga suas amigas!


As mulheres que se registrarem para fazer a mamografia ganharão presentes no dia.


  Dia 17 de agosto, às 8 da noite

                           AKSSMA
                           52 Broadway, Somerville, MA 02143

Para mais informações, ligue para Nahur (no centro) ou Alessandra Lopes, (617) 787-0557 x.16, ou escreva para alopes@maps-inc.org


KOMEN'S RACE


This year I am racing and fundraising with MAPS for the fight against breast cancer. I have set a personal goal to fundraise over $500. I am reaching out to ask for your help, as I know breast cancer is not something one person can fight alone.

Breast cancer is a race itself - a race against time.  With 200,000 people being diagnosed and approximately 40,000 dying from this disease every year, research funds are needed more than ever.  My plan is to participate in the Susan G. Komen - Massachusetts Race for the Cure®, so that I can contribute to this fight.

I hope that you will fight with me by pledging funds that will help me move towards my goal.  75% of your pledge will be spent in Massachusetts communities to fund missions and provide critical services. The remaining 25% is completely dedicated to national research in the fight to eradicate breast cancer. Below is the link to my personal pledge page, where online pledges can be processed.

Please remind the women in your life about the importance of regular breast self-examinations and yearly mammograms. Early detection is our best protection.

Go to the Komen's website to find ways to participate.






If you would like to join MAPS CARES TEAM, you can visit our team page at:

www.komenmassrace.org/maps


Thanks for helping me,


Alessandra Lopes

Monday, August 1, 2011

Survey ( Komen Massachusetts Race for the Cure)

http://www.surveymonkey.com/s/ZLW2XSP

De Amiga para Amiga





Bate-Papo com Alessandra Lopes


Educadora de Saúde da Mulher da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS)


Informações sobre saúde


Prevenção ao cancer/cancro de mama, mamografia e seguro médico


Participe e traga suas amigas!


As mulheres que se registrarem para fazer a mamografia ganharão presentes no dia.


  Dia 5 de agosto, às 7:30 da noite

St. Anthony Catholic Church

400 Cardinal Medeiros Ave, Cambridge, MA 02141

Para mais informações, ligue para Leontina (na igreja) ou Alessandra Lopes, (617) 787-0557 x.16, ou escreva para alopes@maps-inc.org